"Jin Li, com seis anos apenas, mede já 1,72 metros, calça o 53, a sua barriga tem um perímetro de 155 cm e pesa 250 quilos. Este prodígio da natureza é, ainda por cima, o primeiro da sua classe no colégio."
"Wou-Han, China - Apesar da sua tenra idade, Jin Li tem umas dimensões impressionantes. Para o alimentar, o governo chinês decidiu ajudar a família economicamente, já que o apetite do miúdo é insaciável. Desde os três anos que engorda cinco quilos por mês.
"Todas as pessoas adoram Jin Li", afirma a mãe, Lin Li. "É encantador e extremamente carinhoso com toda a gente." O pai, Min Li, também se sente orgulhoso do filho."Sabiam os senhores que Jin Li é o primeiro da sua classe? É tão esperto que os professores decidiram que saltasse dois anos."
"Ninguém sabe explicar realmente como é possível que Jin Li seja um sobre dotado, tanto no aspecto físico como intelectual. A sua irmã mais velha, Tin Li é, em comparação com o rapaz, uma pessoa normal. Tem 17 anos, pesa 85 quilos e terminou o último ano do curso para o bacharelato chinês.
O subsídio que o pequeno Jin recebe do Estado é uma grande ajuda para a família Li. "Sem ele, seríamos obrigados a abandoná-lo ou a dá-lo para adopção a alguma família estrangeira", assegura a mãe com lágrimas nos olhos.
"Nós nunca conseguiríamos reunir dinheiro suficiente para poder pagar os vinte e sete pratos de arroz que ele come diariamente. Isto para não falar das dezenas de rolinhos de peixe e os incontáveis quilos de talharins com cogumelos, ervilhas e fiambre cortado em cubos. Quando o governo nos concedeu a pensão, deu-nos a maior alegria de toda a nossa vida", assinala a mãe.
Ainda que, mesmo com o apoio estatal, a família Li viva com grandes dificuldades, o casal nunca pensou nem quis explorar comercialmente o físico do filho."
"Jin não é nenhuma atracção de feira", declara revoltado o pai. "Apesar de ser bastante gorduchinho, isso não impede que para a minha esposa e para mim seja a pessoa mais importante do mundo. Alguns desgraçados aconselharam-nos a vendê-lo a um circo qualquer da Europa ou dos Estados Unidos, mas nós não estamos dispostos a descer tanto, para mim é completamente inconcebível que existam pessoas capazes de explorar os defeitos físicos de alguém para que outros se riam deles."
O que torna curioso neste caso é que, revendo a árvore genealógica de Jin Li, chega-se à conclusão de que nunca houve na família um caso idêntico. Todos os seus antepassados eram completamente normais. Obviamente, todos eles tinham os olhos rasgados e o cabelo liso e preto, mas nenhum sofreu de qualquer tipo de obesidade.
As causas das dimensões do miúdo são um autêntico mistério. "Os médicos garantiram-nos", afirmam os pais da criança," que Jin Li encontra-se de perfeita saúde. Estão convencidos de que mais cedo ou mais tarde ele deixará de engordar e crescer a esta velocidade. A única coisa que podemos fazer é esperar pacientemente a chegada desse dia."
Entretanto, Min Li, o pai, desfruta das vantagens de ter um filho tão robusto."Quando sai da escola, primeiro faz os trabalhos de casa e depois ajuda-me no campo. Há que reconhecer que o miúdo tem uma força descomunal. Trabalha tanto, que pude vender os dois bois que usava antes. Não posso negar que tenho motivos de sobra para me sentir orgulhoso: o meu filho é mais forte do que dois bois!", exclama o pai, enquanto observa a criança a brincar com as flores.
Lin, a mãe, também está muito orgulhosa do pequeno, ainda que reconheça que tem um espinho cravado no coração."Nunca pude segurar o meu filho nos braços. Quando nasceu, já pesava onze quilos e eu fiquei muito debilitada depois do parto. Foi crescendo tanto e tão depressa que se tornou para mim completamente impossível aguentar o seu peso", lamenta-se.
Fonte: Notícias do Mundo, Out. de 1994 - Ouvistes falar
0 comentários:
Enviar um comentário