"Apesar de ser avó é uma autêntica campeã de culturismo. A canadiana Penélope Thompson, de 84 anos, acaba de ser eleita "Miss Músculos Terceira Idade". Treina quatro horas por dia e, segundo os especialistas, poderia competir sem complexos com os desportistas mais jovens."
Mede 1,67 m, pesa só 59 quilos, e, contudo, é capaz de levantar cento e sessenta quilogramas. Viúva e mãe de quatro filhos, Penélope era uma idosa normal até aos setenta anos, idade em que decidiu começar a treinar para embelezar o corpo.
Quando, há catorze anos, Penélope se reformou e deixou de ser telefonista, passava os dias aborrecida na companhia de pessoas da sua idade.
"Não suporto velhos, aborrecem-me imenso", assegura Penélope enquanto se passeia pela baía de Toronto, perto de sua casa.
"Um dia entrei por acaso num ginásio onde encontrei uma multidão de gente jovem e saudável. Fiquei a observar durante um bocado e decidi perguntar se me podia inscrever e praticar." Isto passou-se em Outubro de 1980. "A princípio", conta Penélope, "os colegas surpreenderam-se ao ver-me ali a levantar pesos. Aliás, estava em baixo de forma e trabalhava com aparelhos mais do que ridículos. Mas eu tinha uma grande força de vontade e agora qualquer um pode ver o resultado."
Com efeito, o sacrifício de Penélope é uma prova de coragem ímpar. Alguns especialistas em culturismo consultados asseguram que é quase um milagre que uma mulher da sua idade possa exibir um corpo capaz de fazer inveja a muitas jovens.
Os admiradores mais entusiastas de Penélope são os netos; todos a tratam carinhosamente por "superavó".
As vantagens do culturismo não são só estéticas: Penélope garante que há um mês um assaltante tentou roubar-lhe a mala e que o mandou direitinho para o hospital penitenciário. "Queria levar-me a carteira e só levou um braço partido e o corpo todo dorido. Se me sobe a mostarda ao nariz posso ser perigosa", sentencia Penélope rindo-se.
Fonte: Notícias do Mundo, Set. de 1994 - Ouvistes falar
0 comentários:
Enviar um comentário