"Ás pessoas que não dizem verdade cresce-lhe o nariz. O fenómeno é real e foi provado graças a um estudo levado a cabo pela norte-americana doutora Wendy McPharr, chefe do serviço de Micro cirurgia Maxilar do Hospital Central de Los Angeles (EUA).
Segundo as suas investigações, cada vez que uma pessoa mente, o nariz cresce um milionésimo de centímetro. Isso quer dizer uma pessoa que diga um milhão de mentiras verá o nariz crescer-lhe um centímetro. O estudo inclui dados sobre a quantidade de aldrabices que se podem dizer ao longo da vida.
Nos Estados Unidos o fenómeno já é conhecido como o "Efeito Pinóquio". Um indivíduo que comece a mentir aos quatro ou cinco anos, e que diga umas cinco mentiras por dia, ao fim de cada ano terá contado duas mil mentiras. Assim, aos 75 anos, terá dito umas 150 mil mentiras, o que terá aumentado o seu nariz em 1,5 milímetros. Portanto, não há que preocupar-se se não mentir muito. Contudo, o estudo da doutora McPharr refere pessoas que mentem até cem vezes por dia. São os chamados aldrabões patológicos. Um destes doentes pode chegar a ter um nariz quase três centímetros maior do que teria se tivesse dito sempre a verdade.
As profissões que têm mais mentirosos, segundo o "Relatório Pinóquio", são por esta ordem: os políticos (78 mentiras por dia), os vendedores de enciclopédias (56 mentiras por dia), os médicos (55 mentiras por dia), os advogados (54 mentiras por dia) e as secretárias (53 mentiras por dia). Os que menos mentem são: os jornalistas (3 mentiras por dia), os condutores de autocarro (2 mentiras por dia) e os matemáticos (1 mentira por dia). A doutora Wendy McPharr continua as investigações até encontrar um antídoto que permita mentir sem que o nariz cresça."
Fonte: Notícias do Mundo, Out. de 1994 - Ouvistes falar
0 comentários:
Enviar um comentário